RETROVISORES, AJUSTE FINO
28 de março de 2016

CINTO DE SEGURANÇA

O uso do cinto de segurança , mesmo no banco traseiro é lei que pode causar multa e pontos na carteira de habilitação e mesmo assim, depois de 15 anos de lei, ainda causa polêmica. A importância do uso do cinto de segurança é vital para a vida do passageiro por que reduz o risco de lesões sérias ou até a morte em caso de acidente, como também, a utilização do telefone celular, isso pode distrair o motorista, como também um pedestre e não presta atenção ao atravessar a rua.

 

Em situações de batidas fortes, freadas ou acidentes, o cinto impede que seu corpo se choque com o painel, para-brisas ou contra as partes mais duras do veículo. Mesmo assim é importante sempre ter em conta que o cinto de segurança não vai impedir acidentes, mas pode atenuar as suas consequências, desde que seja usado corretamente.

 

Muitos brasileiros, infelizmente não todos, têm o uso do cinto como um item indispensável. Foi comprovada a eficiência do acessório em testes que comprovam que com o cinto de segurança você tem menos chances de se ferir em uma batida. Nessa pesquisa, foi comprovado que a cada 8 em cada 10 pessoas que não usavam

o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h.

 

Dessa maneira a viagem sendo em alta ou baixa velocidade é preciso usar o cinto. Quando vamos pegar carona com um amigo, muitas vezes o cinto não está visível no banco de traz e acabamos viajando sem o cinto, é muito comum isso acontecer,  mesmo assim, o correto é se o cinto do banco traseiro não estiver à vista é tirá-lo para fora e então colocar o cinto corretamente.

 

O mesmo deve ser feito quando você pedir um taxi ou qualquer serviço de transporte, sempre exija todos os mecanismos de segurança do carro. Conscientização é algo que deve ser em conjunto, só dessa maneira vamos nos respeitar, por isso, nunca deixe de usar o cinto de segurança.

Fonte: https://www.compareemcasa.com.br/seguro-auto/seguros-de-carro/a-importancia-do- uso-do-cinto-de-seguranca

 

Ajuda? Chat via WhatsApp